top of page

UMA VIDA POR UMA PALAVRA

  • Foto do escritor: Criativa Psicóloga
    Criativa Psicóloga
  • 11 de set. de 2016
  • 2 min de leitura


Neste mês temos um tema de extrema importância sendo colocado em pauta, o suicídio e há diversas matérias sobre o “SETEMBRO AMARELO”, pessoalmente acho de extrema importância que se fale sobre o tema e que as pessoas entendam melhor sobre.

Em contra partida há uma série de publicações relatando que não há por que a pessoa se inteirar sobre o assunto e colocando que seria inútil ter conhecimento sobre isto.

Sinto em informar mas eu acredito que a informação faz a diferença, mesmo que você não seja médico, psicólogo, enfermeiro etc saber de algo pode mudar e até mesmo salvar uma vida. Mesmo que não seja uma informação completa, tê-la e saber usar faz diferença e é sim de alguma ajuda.

Assim como a depressão o suicídio é um tabu, e por ser algo mais impactante, já que nos faz pensar na morte e como nossa vida irá acabar, ele acaba tendo ideias mais difíceis de quebrar, o medo da morte muitas vezes faz com que evitemos falar do assunto e até mesmo buscar informações.

Mesmo não sendo a coisa mais agradável de se conversar se faz necessário que saibamos quando uma pessoa se encontra em um estado critico, e assim que buscamos tentar ajuda-la, mesmo que não seja um caso de suicídio pois dependendo de há quanto tempo este sofrimento perdura e a profundidade com a qual ela afeta a pessoa há o risco de se desenvolver uma doença ou da morte.

Diferente do que se pensa falar sobre suicídio não é somente sobre falar de morte, é falar sobre a vida, força para seguir em frente, ajuda, apoio, a dor que nos segue a todo lado e sobre cuidado. Existem vários sinais de que a pessoa pensa em suicídio como dizer que quer morrer, não quer mais viver, não aguenta mais a vida que tem, deseja que tudo se acabe, tristeza profunda, entre outras coisas, mas independentemente do que se fala e mostra temos de colocar aquilo no contexto, saber o que a pessoa quer dizer com a frase e se houver sinal de perigo buscar conversar com esse alguém e tentar ajuda-lo como puder.


As vezes uma palavra, um conselho, ou até mesmo um abraço pode salvar a vida de uma pessoa, muitos são os que acham que não podem fazer nada para ajudar uma pessoa mas podem e sua ajuda pode salvar uma vida, por que o suicídio não é um desejo de acabar com a vida e sim o desejo de acabar com a dor que parece não ter fim.


Cada um de nós pode ajudar aquela pessoa que passa por um grande sofrimento ou por aquele problema interminável, pois muitas vezes podemos ficar cegos diante de algo que nos atormenta e aquele amigo, aquela conversa, um sorriso pode ser a lanterna que nos falta para não recorrer a nem uma medida drástica. O apoio psicológico é importante, mas o poio daqueles que estão a volta pode ser tão importante quanto.

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
  • RSS Clean

© 2023 by DO IT YOURSELF. Proudly created with Wix.com

bottom of page