Psicólogo do Esporte?
- Criativa Psicóloga
- 24 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Nestas olimpíadas além das medalhas que nosso país conquistou outra coisa me deixou muito feliz, a visibilidade que o psicólogo teve nesta edição.
Desde o início do ano vi reportagens relatando a presença do Psicólogo do Esporte em diversas modalidades e com atletas que iriam competir nesta edição dos jogos, e agora ao final vejo que nós tivemos ainda mais visibilidade.

Mas, afinal, o que o psicólogo do esporte faz?
Vou começar falando o que ele não faz: ele não chega e em um passe de mágica resolve todos os problemas. Assim como qualquer área da psicologia ele analisa a situação, observa o que está acontecendo, conhece o grupo com o qual vai trabalhar (desde o esportista, até o técnico e a equipe de apoio) a partir disto ele começa a propor as atividades e discussões para levar eles pelo melhor caminho visando melhora em desempenho, humor, percepção e etc.
Assim como na área clinica muitas vezes se acha que o psicólogo não está fazendo nada, propondo dinâmicas, conversas, reflexões e até usando música. Ao contrário do que se pensa tudo isto visa preparar o atleta e a equipe para a pressão da competição, reforçar o trabalho em grupo, ajudá-lo a lidar com nervosismo ansiedade, melhorar concentração, percepção e muitos fatores.
O trabalho da psicologia clínica também é um fator que ajuda muito, o caso mais citado neste momento é o do ginasta Diego Hypólito, onde sua psicóloga trabalhou diversos fatores como metas, reflexão e compressão, ele mesmo disse que ela foi de grande importância para auxilia-lo a ganhar sua medalha de prata, outro caso é o do ginasta Artur Nory cujo trabalho foi focado em diminuir a ansiedade pré competição e melhorar foco, o que lhe ajudou a garantir a medalha de bronze.
O psicólogo pode trabalhar de diversas formas no que diz respeito ao esporte, e sempre cooperando com equipe e atletas visando não somente medalhas mas o bem estar de uma pessoa e um grupo, utilizando-se de múltiplas formas de trabalho junto ao treino físico e tático.
FONTES:
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/08/1803165-psicologa-controla-ansiedade-de-nory-e-fez-pai-do-ginasta-mudar-de-opiniao.shtml
http://extra.globo.com/esporte/rio-2016/psicologa-de-diego-hypolito-trabalhou-metas-com-ginasta-ele-se-reinventou-como-ser-humano-atleta-19922053.html
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/olimpiada-no-rio/2016/08/1802962-objetivo-e-visualizar-movimento-perfeito-afirma-psicologa-de-zanetti.shtml
Comentarios