A Psicologia
- Bianca
- 18 de ago. de 2016
- 3 min de leitura
Segundo o guia do estudante
"O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Este profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão."

Sim o guia está certo, mas ele somente trás uma explicação técnica e geral do que o psicologo faz. Uma coisa importante que devemos perceber é que em nem um momento ele diz que psicologo trata somente de pessoas doentes ou com algum problema mental grave, que é algo muito importante para se lembrar, o psicologo pode cuidar de qualquer um com o tanto que esteja dentro de seus limites profissionais.
O psicologo pode trabalhar em diversos ambientes e com todos os profissionais, apesar de já fazer isso há mais tempo com uns que outros, ele pode atuar em hospitais atendendo desde pacientes até mesmo a própria equipe, em escola com os funcionários, alunos, pais e a própria comunidade, em uma empresa com recrutamento e seleção, pesquisas de satisfação, até mesmo em marketing auxiliando na observação do mercado e do consumidor
Durante sua história a psicologia, antes mesmo de ter esse nome e ser considerada uma ciência, já se preocupava com o que se passava na mente de uma pessoa. Na Grécia antiga, acreditava-se que a loucura vinha de algo que se instalava na mente de uma pessoa então era feito um furo em seu cranio para que isto vazasse, na idade média os loucos eram colocados como pecadores e hostilizados, anos mais tarde a loucura passou a ser mais associada a mente e começaram a surgir os tratamentos, dos quais muitos foram abandonados, hoje a psicologia é uma ciência e uma profissão que produz conhecimento e visa trazer o bem estar de uma pessoa ou grupo com diversos meios respeitando a todos.
A ideia de que quem vai ao psicologo é louco, ou está passando por um momento extremamente difícil vem sumindo do imaginário das pessoas e começa a dar lugar de que o psicologo é alguém que pode ser introduzido a qualquer momento e que visa trazer uma melhora na qualidade de vida, auxiliando aqueles que solicitam sua ajuda. Espero que logo mais as pessoas comecem a lembrar que não lemos pensamentos ou coisa assim, nós apenas praticamos muito para perceber como você está.
Em qualquer trabalho temos de perceber como as pessoas estão, pois com isso podemos ver que a ideia que tínhamos para um determinado encontro ou reunião poderia não cair bem e partimos para outra coisa, e isto junto da conversa é uma das maiores ferramentas que temos ao nosso favor, por que não advínhamos nada mas a partir da conversa fazermos um caminho a ser trilhado junto com o ideal estabelecido pelo nosso paciente ou grupo, e como todo caminho haverão flores, pedras, encontros e uma infinidades de coisas a se ver.
Não é vergonha nem uma buscar a ajuda de um profissional, tem gente que vai ao medico todo ano e faz exames por prevenção, há aqueles que consultam um advogado para ter certeza sobre um contrato, consultamos amigos para nos ajudar a pensar sobre algo e com o psicologo não poderia ser diferente, por que não buscar este profissional para se conhecer melhor, enfrentar seus medos, ter mais noção da profissão que deseja ter, ou para repensar sobre sua vida?
Buscar um psicólogo não é fraqueza, e sim força, força para enfrentar aquilo que te atrapalha, deixa na duvida, aquilo que você nem sabe bem o que é e chegar a tão almeja paz e felicidade.
Comments